Como me vejo e como me veem: o processo de Re(construção) da Identidade de Mulheres que Vivem na Prisão.
Membros envolvidos diretamente: Danilo Andretta, Gislaine Dias, Helena Yoshikawa, Luanda Ganeo
Resumo: O projeto tem como principal objetivo entender como a identidade feminina da mulher criminosa é transformada com sua passagem pela prisão, identificando se há a manutenção de seus papéis femininos tradicionais mesmo enquanto encarceradas. Esses papéis tradicionais da mulher, de boa esposa, mãe e dona de casa, são resultados de um sistema normativo da sociedade em geral que, além de determinar a identidade feminina como ligada a submissão ao homem, ainda gera uma visão da mulher como dócil e meiga.
“Expectativas em Relação à Construção de Carreira”
Membros envolvidos diretamente: Karen Correa, Letícia Baccarin e Thais Fernandes (demais membros na coleta de dados nas escolas)
Resumo: Pesquisa realizada com mais de 3.000 alunos do ensino médio da rede pública de ensino de Piracicaba sobre as expectativas de construção de carreira. A pesquisa destacou que apenas 12% desses alunos pretendem ingressar no ensino superior. Os resultados foram fonte de reconhecimento em diversos veículos da imprensa (G1, TVB, Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Canal Futura) além do Voto de Congratulação recebido da Câmara de Vereadores de Piracicaba, pelo reconhecimento da importância deste estudo no município de Piracicaba.
ACIPI
Membros envolvidos diretamente: Danilo Andretta, Daniela Businari, Thais Fernandes
Resumo: O projeto teve como objetivo reestruturar o Departamento de Recursos Humanos da Associação, além de elaborar propostas para implantação de uma Gestão Estratégica de Pessoas.
“Quais caminhos?”
Membros envolvidos diretamente: projeto executado por todo o grupo
Resumo: O projeto “Quais caminhos” busca aproximar alunos de ensino médio da rede pública à universidade pública, através de palestras, dinâmicas e diálogo entre os alunos e o GECOP. São abordados temas como preparação para o vestibular, informações sobre a USP e seus programas de apoio à permanência estudantil e escolha de carreira, para incentivar os jovens a conhecer e ingressar nas universidades públicas.
Roda de conversa: Por que um dia da Consciência Negra?
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, o GECOP promoveu uma roda de conversa sobre “Por que um dia da Consciência Negra?”. Para compor a roda, foi convidada a historiadora e secretária executiva do Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (CONEPIR), Marilda Soares, e a psicóloga do Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, Claudia. Durante a conversa foi levantado questões como as origens brasileiras e a cultura africana, de como é escrever a história de uma nação, onde se tem três povos diferentes (indígena, negro e europeu), além do cenário atual dos jovens negros de Piracicaba-SP. Foi um debate enriquecedor, trazendo muitas reflexões a respeito do tema.
Workshop: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração
O intuito do Workshop foi promover o aprendizado introdutório sobre os principais aspectos metodológicos de pesquisa em Administração. O aluno Danilo Andretta, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração ESALQ/USP, diretor da referida diretoria, foi o responsável por ministrar os encontros. Entre os objetivos específicos, estavam:
- Apresentar tipos e abordagens de pesquisa em Administração
- Introduzir aos alunos bases de pesquisa de artigos científicos relacionados à Administração
- Apresentar sucintamente as normas ABNT de formatação de trabalhos científicos
- Explorar referenciais bibliográficos pertinentes ao desenvolvimento de pesquisa científica em Administração
(2 horas de duração)
A Carreira do Administrador
Em homenagem ao Dia do Administrador, foi promovida uma discussão sobre a Carreira do Administrador. O evento contou com a palestra "O Papel Social do Profissional da Administração" de João Luiz Passador, Professor Associado do Departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação da FEA-RP/USP, e também com a participação de Ricardo Luiz M. Fadini, Sales Incentives Operational Integration Leader (LA/NA) e Global Sales Incentives na IBM falando sobre a trajetória de carreira de quem faz administração. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 participantes (graduação e pós-graduação).
(duração 7 horas)
2º Encontro sobre Diversidade e Inclusão nas Organizações
Em sua segunda edição, o evento contou com aproximadamente 350 participantes, apoio de diferentes empresas e apresentações culturais. As principais atividades foram:
- Palestra - “O papel da Universidade na Diversidade e Inclusão: que Profissionais estamos Formando?” - Profa. Dra. Heliani Berlato (Professora e Coordenadora do GECOP/ESALQ/USP)
- Momento Mensagem: A Trajetória de Carreira de quem faz Diversidade e Inclusão - Esabela Cruz (Vencedora do Out & Equal Excellence Award Brasil 2017)
- Momento Empresas que fazem Diversidade e Inclusão com o tema: inclusão e Diversidade: nossas iniciativas - Empresa Starbucks
- Momento Roda de Conversa: com a presença das empresas JP Morgan; Bosch; Google; Specialisterne e Cafeteria Bellatucci – Moderadora: Esabela Cruz
- Palestra: “Desafios e Avanços na Agenda de Diversidade e Inclusão” - Ricardo Salles (Vencedor do Out & Equal Excellence Award Brasil 2017)
- Momento Empresas que fazem Diversidade e Inclusão com o tema: O poder da Liderança Inclusiva na Gestão da Diversidade – Empresa Monsanto
- Momento Roda de Conversa: com as empresas Itaú; Unilever; Sodexo e KPMG. Moderador: Ricardo Salles
(duração de 4 horas)
1º Encontro sobre Diversidade e Inclusão nas Organizações
Evento aberto à comunidade e alunos, realizado no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ/USP, contou com 300 participantes e com as seguintes palestras:
- Diversidade: das lutas sociais ao interesse das marcas e organizações”, realizada pelo consultor de comunicação e diversidade e pesquisador da ECA-USP, Ricardo Sales
- “Gestão da mudança para a Gestão Inclusiva da Diversidade”, realizada pela coordenadora do Programa de Inclusão e Diversidade para América Latina da Hewlett Packard Enterprise (HP), Esabela Cruz.
- Painel de discussão sobre a temática com convidados: Diego Castro, Coach de Carreira e portador de deficiência visual; Tarcisio Paciulo, especialista em Segurança da Informação, portador de deficiência auditiva e professor de LIBRAS; e Kelly Castilho, publicitária, diretora de arte, membro do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.